Crack: Legal ou Ilegal?

Usar crack (no-CD ou no-DVD) é legal ou ilegal? Cada um tem a sua opinião, mas eu vou descrever a seguinte situação:

O que é crack? Crack é um programa criado para burlar a verificação de segurança do programa que checa se o CD/DVD do jogo está no computador ou não.

Qual a finalidade disso? Impedir que uma pessoa que baixou o jogo da internet possa jogá-lo sem ter o jogo gravado.

Existem falhas neste pensamento? Sim. A pessoa que baixou pode muito bem gravar o jogo baixado em um CD/DVD, ou mesmo emulá-lo com programas como DaemonTools (no caso do Mac, com um simples clique duplo). O jogo reconhece como CD/DVD e roda. Tudo isso sem precisar de crack.

Os jogadores que compraram o CD/DVD original saem prejudicados? Sim. Pois se o CD/DVD do jogo for danificado por qualquer razão, se torna inviável jogar, pois não haverá CD/DVD para ser colocado.

E os jogadores que baixaram da WEB? Não. Pois se eles emulam, não há risco de danificar nada. Se eles gravaram e o disco for danificado, basta gravar de novo. Se eles compraram no camelô e foi danificado, eles podem comprar novamente ou baixar da WEB.

O que a lei recomenda? Que você faça uma (no máximo duas) cópias de segurança do CD/DVD original e as use para jogar, mas na maioria das vezes isso é inviável, pois os CD/DVD de jogos geralmente são bloqueados contra cópia.

Conclusão: Não estou incentivando a pirataria. Muito pelo contrário, o mercado de jogos no Brasil precisa ser incentivado (por mais que seja caro). Estou incentivado o uso de crack no-CD ou no-DVD, principalmente para aquele que comprou o jogo, para ter menos riscos com o seu CD original. Com todas as proibições, o crack é a única alternativa para aqueles que querem jogar sem precisar preservar o CD/DVD.

Fonte:
Baixaki Jogos
GameVicio